quarta-feira, abril 19, 2006

Sou catequista

Eu sou catequista na Paróquia de Anta. Já faz 7 anos. Comecei com um grupo que está agora no 7º ano de catequese. Aprendi muito com eles. Eu não fiz a catequese até ao fim, por isso a caminhada que eles fizeram também eu a fiz. Há 4 anos atrás, comecei a dar catequese a outro grupo. Havia falta de catequistas em Anta. Parece que ainda há pessoas que acham que recebemos algum tipo de remuneração por esta actividade. É voluntário! Acreditem! Este ano tive de tomar uma decisão muito importante e difícil para mim. Com o trabalho, casa, namorado, catequese e uma série de outras coisas que uma pessoa tem de fazer diariamente, tive de deixar o meu grupo inicial. Custou-me imenso! E ainda me custa! Vi-os a crescer, tanto fisica como psicologicamente; de crianças a adolescentes; e sempre pensei que ia terminar a caminhada catequética com eles...mas infelizmente isso não vai acontecer. Posso sempre visitá-los, mas não é a mesma coisa. Para além de que uma simples visita não compensa a falta que eles me fazem! Por isso este ano estou apenas com os meus pequeninos. Estão entre os 9 e os 10 anos. Crianças, mas ultimamente tenho sido bombardeada com questões que só estava à espera que fizessem quando fossem para o 5º. Questões relacionadas com com a eterna rivalidade entre ciência e religião. Mas lá vou explicando da melhor maneira, sem atrofiar o cerebrosinho deles! Domingo eles vão fazer uma pequena coreografia na missa. Faz parte da campanha da Páscoa, e o 4º domingo da quaresma calhou-nos a nós. Estou completamente atrofiada! Tive de fazer um texto relacionado com a campanha, mas, Padre Moura, lamento muito mas esta campanha não me diz nada! "Quaresma: o bailado da alegria!" É dificil de se pegar e trabalhar com as crianças, quanto mais explica-la perante uma comunidade na missa!!! Mas já fiz o texto, só falta a correcção do Padre Moura. Espero não levar nas orelhas!!!

Sem comentários: